[A-F-E]-Koda 2.0.0-Português

O que é o AFE-KODA?

O termo AFE, represena o acrônimo de ADB – FORENSICS – EXTRACTOR, em linhas gerais, representa a capacidade de se conectar e extrair dados de um aparelho celular baseado em Android explorando os protocolos do modo de depuração. O KODA é um software livre de aplicação forense (F.O.S.S) desenvolvido para uso exclusivo em ambiente Android, para auxiliar na extração, análise e processamento de dados, garantindo a integridade forense, a cadeia de custódia legal e a preservação da integridade e não alteração do sistema operacional do vestígio sob análise.

Funcionalidades Principais.

  • Captura e análise de dados multimídia (fotos, vídeos, áudios).
  • Extração de informações da camada lógica e logs de serviço do sistema.
  • Acesso avançado a dados de sistemas de arquivos e, em alguns casos, à camada física quando o log de serviço captura uma informação relevante.
  • Garantia de autenticidade das provas por meio de hash SHA-256, assegurando que os dados coletados não sofram alterações após a extração.
  • Busca por nome ou assinatura MD5 de artefatos envolvidos em casos de CSAM.
  • Extração, verificação de metadados e degravação com garantia de integridade em arquivos de áudio e vídeo.
  • Extração de dados via despejo de telas, registro de vídeo de telas com os respectivos registros dos métodos e garantia de integridade.
  • Extrair via bluetooth dados de conversas individuais ou grupos da mensageria WhatsApp, com a capacidade de degravar áudios de forma automática em diversos idiomas.

Para quem o KODA é destinado?

O software é voltado para:

  • Agentes da lei (forças policiais, perícia criminal, analistas de inteligência, analistas dos ministérios públicos e afins).
  • Auditores, pesquisadores e professores.
  • Peritos judiciais e profissionais de segurança digital.

É especialmente útil em investigações onde vítimas, testemunhas ou informantes autorizam a extração voluntária de dados de seus aparelhos para colaborar com processos criminais.


Independência e Desenvolvimento.

  • KODA não possui vínculo oficial com instituições policiais do Brasil ou exterior.
  • Foi criado e mantido como software livre, fruto de pesquisa científica por Jorge Ramos de Figueiredo.
  • Já foi apresentado a polícias e Ministério Público do Brasil e da Europa (Espanha e Portugal), com demonstrações práticas de uso.

Origem Acadêmica.

Desenvolvido durante o projeto de Mestrado em Inovação Tecnológica, o KODA visa tornar-se referência para agências de aplicação da lei em:

  • Extração e análise de logs em dispositivos móveis.
  • Casos como abuso sexual infantil, violência doméstica, narcotráfico e criminalidade cibernética.

Além disso, busca ser adotado como ferramenta padrão em treinamentos de agentes, promovendo capacitação em:

  • Técnicas forenses de extração lógica.
  • Análise de logs e extração de dados em redes sociais.

APRESENTAÇÕES DO SOFTWARE.

Neste ambiente, estão registrados todos os eventos científicos, treinamentos e cursos ministrados com a ferramenta.

Treinamento forças de Lei MPRJ-PMRJ-PCRJ e Instituto de Criminalística RJ. Out/25.

Participação Forensics Meeting/2025-SP.

TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO GAECO / SEFAZ / POLÍCIA CIVIL / MPPE / PERICIA CRIMINAL – ESTADO DE PERNAMBUCO.

Curso de capacitação oficial da ferramenta AFE KODA versão 1.0.7 realizado pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco em setembro 2024. Havendo a participação de Peritos Criminais oficiais do Estado, Promotores de Justiça, Analistas do Ministério Público, Auditores da Secretaria do Estado de Fazenda, Policiais da Polícia Judiciária Civil e Peritos do Ministério Público Federal.

Curso de capacitação oficial da ferramenta AFE KODA versão 1.0.6 realizado pelo Ministério Público do Estado do Amapá, nos dias 06 e 07 de junho de 2024. O Koda está sendo estudado e aplicado como uma metodologia de coleta de dados por agentes da Lei daquele Estado.

Turma de aluno(as) concluintes do curso de formação do KODA do Ministério Público do Estado do Amapá, Delegados(as) de Polícia Judiciária, Promotores(as) criminais, Peritos(as) Criminais, Policiais da polícia Judiciária Estadual, Policiais Militares, Analistas do Ministério Público.

Declaração Proferida pelo Excelentíssimo Sr. Diogo Almeida, Coronel de Cavalaria GNR, Diretor de Investigação Criminal, em face da capacitação ministrada aos policiais da GNR e da PSP presentes ao evento.

Na sede da Lispolis tive a honra de estar ao lado de autoridades e pesquisadores, aqui, deixo o registro da companhia e da presença do irmão e amigo Major Engenheiro Militar Nuno Goes e do Delegado da Polícia Judiciária Civil do Estado do Rio Grande do Sul Cristiano Ritta.

Registro após o palestra de apresentação do KODA para a Unidade Central de Operações UCO da Guarda Civil (Cybercrime) Madrid. Na foto, estou ao lado do Excelentíssimo.º Sr. Capitão Juan L. Barrios.

Em abril de 2024, tive a honrada satisfação de ministrar uma palestra de apresentação do KODA na sede do Centro de Operações e Análises Marítimas para combate ao Narcotráfico em Lisboa, pude conhecer analistas do centro de diversos países da Europa e apresentar-lhes na oportunidade o que o KODA pode fazer do ponto de vista de análise de campo de um aparelho celular. Para salvaguardar a identidade dos presentes, não realizei registros fotográficos do evento.

Foi realizada em 2023, uma capacitação ao uso do sistema AFE-KODA via Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará, quando ainda na versão 1.0.2

Registro do convite digital utilizado para o evento.

Em outubro de 2023, a versão 1.0.2 foi utilizada como experimento para capacitar gratuitamente mais de noventa agentes da Lei do Brasil e de Portugal no formato EaD, disponibilizados pela empresa WB educação.

TERMO DE LICENÇA DE USO DA VERSÃO 1.0.9

Attribution Non-commercial Share Alike (BY-NC-SA) Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras derivadas sobre sua obra com fins não comerciais, contanto que atribuam crédito a você e licenciem as criações sob os mesmos parâmetros.

Outros podem fazer o download ou redistribuir sua obra da mesma forma que na licença anterior, mas eles também podem traduzir, fazer remixes e elaborar novas histórias com base na sua obra. Toda nova obra feita com base na sua deverá ser licenciada com a mesma licença, de modo que qualquer obra derivada, por natureza, não poderá ser usada para fins comerciais.

O código-fonte (conjunto de algoritmos e ordens de comando automatizados), marca, símbolo(s) funções e demais partes integrantes do software [A-F-E] KODA (ADB Forensics Extractor) são provenientes de estudos e pesquisas científicas do Prof.º Universitário e autor Jorge Ramos de Figueiredo, sendo ele o único credenciado a autorizar ou negar o seu licenciamento, entrega e capacitação oficial do seu uso.

Este produto, se enquadra na categoria de propriedade intelectual, devidamente protegida pela legislação brasileira, já sendo encaminhadas aos órgãos competentes os respectivos registros de patente junto a Biblioteca Nacional e ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual INPI.O prazo de licenciamento do software tem natureza perpétua, enquanto o desenvolvedor estiver produzindo novas versões e/ou atualizações. Observa-se que o acesso a cada versão fica limitado a 365 dias em média, para que o operador seja forçado a realizar a atualização a uma nova versão, mas que tal fato não representa a sua perda de direito a licença.

Não há pagamento pelo uso ou cessão do software AFE-KODA, sendo lícito ao desenvolvedor, cobrar o valor de horas-aula de trabalho em cursos eventuais que tenham como objetivo formar peritos especializados ao emprego do software. Contudo, resta claro que o acesso e o uso dele são e serão sempre sem qualquer custo.

O desenvolvedor pode dispor de sua livre vontade e necessidade a qualquer tempo, em deixar de atender, dar suporte e realizar atualizações no sistema [A-F-E] 1.0.9, bastando para isso realizar aviso público de forma prévia. A utilização indevida de nome, marca, código e outros assessórios, seja no todo ou em parte, gera o direito ao proprietário a ingressar nas esferas cíveis e criminais pelo seu uso inapropriado. O usuário ou usuária que fez uso do software de forma indevida, deve destruir o que lhe foi entregue, e de plano abdicar de qualquer uso ou função deste.

Compatibilidade do emprego da licença forense e sua cobertura. O software [A-F-E] em sua versão 1.0.9 está devidamente licenciada com a cobertura de eficiência e eficácia aos aparelhos dotados pelo sistema operacional Android em sua versão 4.0 acima para uso forense, desde que se obedeçam aos requisitos de capacidade técnica do operador, viabilidade da extração e ao obedecimento aos regramentos legais da legislação brasileira.

É normal, ocorrerem divergências de acessos a conteúdos, provenientes de fabricantes diferentes ou compilações do Android diferentes, visto que cada fabricante realiza ao seu livre arbítrio alterações das funcionalidades do sistema operacional. (Os sistemas operacionais Android não são todos “iguais”).

O software [A-F-E]-KODA 1.0.9, não tem a capacidade e não realiza ou executa qualquer tipo de ação, relativa à quebra forçada, ou acesso forçado de qualquer meio, ou forma, em aparelhos celulares que estejam protegidos por sistemas de criptografia, seja de qualquer tipo. Sua aplicação se dá somente em aparelhos móveis baseados no sistema operacional Android que já estejam devidamente desbloqueados de forma lícita e com autorização judicial para serem analisados (extração de dados).Nos casos em que o Agente da Lei aplicar o software de forma ilícita, com imprudência, imperícia, dolo e/ou conduta inadequada ante a legislação brasileira, cessa, de forma imediata, toda e qualquer responsabilidade ou cobertura de licença do desenvolvedor para com o usuário final que praticou tal ato. A permissão de licença de uso e concepção do software [A-F-E] 1.0.9 prevê seu uso para a investigação técnico científica, instrução de investigações na esfera processual penal ou perícias da área Processual Cível, ou Trabalhista. Reputa-se como ação correta, o analista legal comunicar sua dúvida ou necessidade de informação junto ao desenvolvedor, quando não se sentir apto compreender o resultado da coleta por ele realizada, desde que coberta por licença e garantia de suporte.

Termo de responsabilidade legal pela integridade forense do software e de seus métodos de extração no ambiente Android. A tecnologia fonte do desenvolvimento do software, foi baseada e protocolos e informações de Logs, os quais transitam em principal pela conexão U.S.B (porta universal de dados) fazendo-se uso de um conjunto de instruções lógicas (software) e o aparelho celular (alvo da análise) sendo garantido que o software [A-F-E] versão 1.0.9 se comporta como uma ferramenta capaz de realizar extração de dados de modo forense, com respeito a integridade de cadeia de custódia legal, tendo como parâmetro a legislação brasileira e as normativas (práticas) internacionais. Uso ou acesso a redes: Não há qualquer tipo de acesso ou utilização de protocolos de acesso à rede mundial de computadores, ou a qualquer outra rede, em qualquer momento, sendo possível a aplicação do software sem a necessidade de acesso à rede mundial de computadores para tal fim (stand-alone), excetua-se somente uma ocasião, quando for solicitado ao KODA transcrever áudios de redes sociais, que para tal fato, ele precisará ter acesso à internet. Nas demais ações ele não precisa de qualquer acesso.

Funções de escrita ou código malicioso: O código-fonte do software [A-F-E]-KODA 1.0.9 não possuiu função ou funções que sejam de caráter danoso, gravoso, malicioso ou que causem perda de dados ou alteração de dados no aparelho celular alvo da extração ou no sistema operacional da estação forense a qual irá perceber os dados extraídos Instalação de aplicações de terceiros ou estranhas ao sistema operacional.

O software [A-F-E]-KODA 1.0.9 não instala, altera ou desinstala qualquer tipo de aplicação, ou sistema no aparelho celular alvo da extração, atuando somente no modo consulta de dados e posterior gravação destes em local seguro diverso da memória do aparelho em extração, conforme as normas explicitadas neste manual e padrões internacionais.

Jorge Ramos de Figueiredo.