Saudações a todos.

Minha carreira como perito forense, inicia com o ingresso na Polícia Civil do Estado do Ceará, aos 21 anos, por meio de concurso público em 1993 para o cargo de Agente de Polícia, e posteriormente tive a oportunidade de me especializar nos casos de investigação que envolvem fraudes bancárias e na área de crimes cibernéticos (na época pouco conhecidos), permanecendo na instituição por 21 (vinte e um) anos que muito me orgulham e formaram o meu aprendizado, além dos amigos que lá deixei. Com o passar do tempo, tive a oportunidade de atuar como professor da Academia de Policia Civil do Estado do Ceará e da Secretaria Nacional de Segurança Pública SENASP, apresentei trabalhos científicos em diversos eventos e conferências sobre investigações informáticas, inclusive as voltadas a fraudes contra o sistema de cartões de crédito e débito. No ano de 2005, tive a oportunidade rara de obter a formação em forense computacional na primeira turma do gênero, por meio da empresa Módulo segurança da informação (SP), que realizou um curso específico sobre o tema com professores da área da perícia criminal da Polícia Federal mais precisamente do INC (Instituto Nacional de Criminalística). Em agosto de 2006 idealizei e ministrei o primeiro curso de extensão universitária de formação de peritos em computação forense do Nordeste em Fortaleza CE, junto a um projeto da Universidade Federal do Ceará (ACEP – Associação Cearense de Estudos e Pequisas) . Na época, o nosso público alvo eram analistas de tecnologia da informação do Banco do Brasil tendo em vista as fraudes por e-mail phising em larga escala e a necessidade de se formar pessoal qualificado para tal . Outros eventos vieram em outras universidades como a Faculdades Evolução e a Universidade de Fortaleza (Unifor).



Após os cursos, tive diversos feedback de alunos e professores, o que me fez ver a necessidade de termos um “lugar” na grande rede, voltado a concentrar todas as informações referentes à área de computação forense, em um formato simples e com a linguagem acessível mesmo para aqueles que não estão inseridos no contexto da TI, como o exemplo, do público da esfera jurídica, de forma especial, agradeço ao ex aluno Dr. Daniel Marques do CE, hoje advogado, e criador do layout da nossa primeira versão em 2008.
No ano de 2010, com uma evolução natural aos meus projetos para disseminar a computação forense pelo Nordeste, tive a oportunidade de coordenar o primeiro curso de pós graduação em Computação Forense, junto a Universidade Potiguar onde atuei nesta função cumulada a de professor do curso, por mais de 10 anos, onde formamos 6 (seis) turmas sendo A,B,C,D e E. Todas do curso de especialização na área de Investigação Forense Computacional, sendo ele o primeiro do Norteste do Brasil.

Em 2014 pude dar início na vertente internacional da minha história profissional, com a satisfação de ter ministrado de 2014 a 2018 diversos cursos na Europa (Portugal e Espanha) nas áreas de forense computacional, forense em dispositivos móveis e forense em sinais.


Nos dias atuais, inauguro uma nova etapa profissional, com a experiência adquirida a nível nacional e internacional, trazendo ao site uma nova identidade visual, novos cursos, novos serviços e desafios com a proposta de dar continuidade a um trabalho pioneiro de levar conhecimento, capacitação e prestação de serviços de qualidade e acessíveis a quem deles necessite.
Agradeço a todos que me auxiliaram e que ainda poderão me auxiliar nessa jornada.
Não deixem de manter contato e de nos acompanhar em nossas redes sociais.
Prof. Jorge Ramos de Figueiredo.